Na terceira parte da nossa lista estamos em 1962. O
presidente Kennedy aprova o embargo total contra Cuba. O Brasil era bicampeão
da Copa do Mundo e vários países africanos conseguem a independência de seus
colonizadores. Na música o revival folk ganha força com artistas menos
tradicionais e mais politizados. O jazz continua forte enquanto o samba e a
bossa nova chegam aos EUA e eram quebradas as barreiras musicais com mistura
de gêneros e bandas multirraciais
10º
Peter, Paul & Mary – Peter, Paul & Mary
(Folk / Warner Bros. Records) – Álbum de estreia do trio
folk nova-iorquino. As belas melodias acústicas e as trabalhadas harmonias
vocais impressionam pela qualidade e mostram que o tempo tocando no Greenwich Village
valeu a pena – já que o repertorio é basicamente o mesmo das apresentações ao
vivo. Marcou o inicio da politização da música pop.
9º John Coltrane Quartet – Ballads
(Jazz / Impulse Records) – Dizem que Coltrane apresentou
as partituras de Ballads para seu quarteto horas antes de entrar no estúdio e
gravou tudo em apenas um take. O que dá um ar de espontaneidade as canções com
suas mudanças de ritmos sendo feitas de improviso. Um disco simplista para um
grande compositor como Coltrane, feito propositalmente para soar fácil e
tocante.
8º Dick
Dale & His Del-Tones – Surfer’s Choice
(Surf rock / Deltone Records) – Foi gravado basicamente
ao vivo no Rendezvous Ballroom, sofrendo alguns overdubs posteriores. É mais
agressivo que qualquer coisa que os Beach Boys gravaram. Surf rock com pegada
garageira de primeira.
7º Herbie Hancock – Takin’ Off
(Hard bop / Blue Note Records) – O pianista Herbie
Hancock saiu da sombra de outros grandes astros do jazz para mostrar todo seu
talento em seu primeiro disco como músico central. Por ser um sessionista ativo
conseguiu reunir um time de músicos experiente para ajudá-lo em sua empreitada.
É um típico registro de hard bop do período, com uma pegada mais bluesy e
metais funkeados.
6º Bob
Dylan – Bob Dylan
(Folk / Columbia Records) – A estreia do maior
poeta/compositor do século XX. Dylan iria tornar-se o artista mais importante do
revival folk americano pós-rock and roll nos próximos anos. Seu primeiro disco
mostra mais suas influencias do que sua própria identidade (ou não, já que
nossas influencias fazem parte da nossa identidade). Temos canções tradicionais
rearranjadas e covers de Bukka White, Jesse Fuller e Blind Lemon Jefferson. A
influência do folkista Woody Guthrie nos trejeitos de cantar e tocar violão é
clara.
5º Charles Mingus – Tijuana Moods
(Jazz / RCA Records) – Este é o álbum favorito de Charles
Mingus e certamente um dos melhores de toda sua carreira. Inspirado pela música
que ouviu em uma viagem ao norte do México, têm fortes influencias latina e da
música folclórica indígena. Foi gravado em sessões extenuantes porque o perfeccionismo
do baixista exigia cada vez mais de seus músicos, pressionando-os até seu
limite.
4º Stan
Getz & Charlie Byrd – Jazz Samba
(Bossa nova / Verve Records) – Primeiro álbum de bossa
nova gravado por artistas americanos de jazz no florescer do estilo. Repleto de
um samba swingado que sempre acaba pendendo para a sofisticação jazzística sem
deixar de ser extremamente acessível. Este disco influenciou até mesmo artistas
brasileiros de bossa.
3º Booker
T. & the M.G.’s – Green Onions
(R&B / Stax Records) – O organista Booker T. Jones e
seus M.G.’s eram a banda da casa da Stax, por isso gravavam com inúmeros
artistas e desenvolveram uma leveza impressionante na transição entre estilos,
neste álbum temos um pouco de tudo: r&b, soul, funk, jazz, blues e até rock
and roll. É até hoje o melhor álbum popular de música instrumental. E quem
precisa de vocais quando os instrumentos falam por si só?!
2º
Howlin’ Wolf – Howlin’ Wolf
(Chicago blues / Chess Records) – Uma coleção de seis
singles do soturno Howlin’ Wolf compilados em seu terceiro álbum de estúdio. A
maioria das canções são consideradas clássicos do blues de Chicago. A
interpretação visceral do “Lobo” combina perfeitamente com o blues elétrico e
afiado da sua banda. Um disco essencial para quem gosta de sons poderosos e rústicos.
1º Ray
Charles – Modern Sounds in Country and Western Music
(R&B / ABC-Paramount Records) – O disco que ajudou Ray
Charles atingir o sucesso comercial colocando vários singles nas paradas de
sucesso. É considerado um marco por expandir os limites do soul e do country
ao mesclar ambos os estilos, ao mesmo tempo em que quebrava as barreiras raciais
impostas pela música. Ray Charles foi o primeiro artista americano negro a
aventurar-se por gêneros classificados como “brancos” e tomar conta de sua
própria carreira ao assumir a direção da produção do próprio trabalho. Músicas
tocantes, bem trabalhadas ao piano e com arranjos orquestrados e harmonias vocais
que só enriquecem o disco.
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